O QUE SÃO DORES MUSCULARES?
As dores musculares são um sintoma decorrente do processo inflamatório que acomete os músculos quando eles sofrem pequenas ou grandes lesões. Ao utilizarmos muito um músculo ou um grupo muscular, ocorrem fissuras nas fibras ou seu rompimento, causando a dor.
Ela pode ser um pequeno incômodo que não atrapalha o dia a dia, mas, em alguns casos, inviabiliza certos movimentos provocando reações muito intensas. Existem quadros agudos, que passam em poucos dias, e crônicos, que permanecem por várias semanas ou meses.
As dores musculares também podem variar no modo como se manifestam. Algumas são sentidas apenas quando utilizamos o músculo lesionado, outras acontecem mesmo em condição de repouso.
QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS DORES MUSCULARES?
É possível identificar as dores musculares para diferenciá-las de outros quadros por meio dos sintomas que manifesta. O problema geralmente está apenas nos músculos quando ocorre:
- sensação de queimação ou formigamento;
- sensação de agulhadas;
- câimbras;
- rigidez muscular;
- limitação ou dificuldade nos movimentos;
- espasmos;
- sensação de dormência;
- inchaços.
As dores musculares se manifestam mais comumente em algumas partes do corpo, sendo:
- braços;
- pernas;
- quadris;
- abdômen;
- ombros.
Também podemos sentir dor muscular nas costas. Isso significa que nem toda dor na coluna está relacionada com articulações e ossos. Pode ser apenas um mau uso dos músculos e má postura2.
As dores nas pernas e nos quadris são bastante comuns depois de uma caminhada, corrida, o futebol de fim de semana ou quando ficamos muito tempo em pé. Já nos braços, pode acontecer quando carregamos peso ou fazemos alguma atividade manual.
A dor no abdômen geralmente se manifesta por causa dos exercícios físicos, e nos ombros é comum em função da má postura na hora de dormir, por exemplo, ou em quadros de estresse e de ansiedade, que geram tensão.
COMO AFASTAR A DOR MUSCULAR?
O remédio para dor muscular ajuda a aliviar esse incômodo, mas o ideal é entender o que está causando o desconforto. Se a dor acontece apenas depois de algum esforço e vai embora após alguns dias, você só precisa adotar medidas para utilizar melhor os seus músculos e evitar a sobrecarga.
Porém, se ela já se tornou uma companheira de todos os dias, é importante procurar um médico. Além disso, mesmo se consistir em um quadro agudo, mas houver uma dor muito intensa, com dificuldade para se movimentar, limitações e outros sintomas graves, é importante consultar um especialista.
No dia a dia, você pode afastar a dor muscular com algumas medidas simples, como:
- alongar-se logo de manhã e no final do dia;
- fazer pausas do trabalho ou outras atividades para movimentar o corpo;
- respeitar os limites do seu corpo;
- exercitar-se conforme seu condicionamento físico;
- manter uma boa postura;
- usar um colchão e travesseiros de qualidade;
- evitar o sedentarismo 3;
- beber bastante água.
Depois da academia, atividades físicas ou algum esforço maior, um banho quente ou compressas ajudam a aliviar as dores musculares porque ativam a circulação sanguínea. Não deixe de utilizar o músculo que está dolorido, pois movimentá-lo evita a rigidez e minimiza a dor.
Porém, não se esqueça do quê explicamos. As dores musculares também podem estar relacionadas a quadros clínicos que exigem tratamento, então, se ela for frequente, prefira conversar com o especialista.
O mais importante para ficar longe das dores musculares é manter o corpo ativo respeitando os limites dele, adotar hábitos saudáveis e evitar o esforço excessivo. Assim, você vai usar bem os seus músculos garantindo que eles estejam sempre fortes, porém, livres da dor.
Gostou das dicas? Então, compartilhe-as em suas redes sociais para que seus amigos também aprendam a manter a dor muscular bem longe!
Referências
- 1
- 2
- 3
CHEGOU NUROMOL
Nos casos em que a dor de cabeça não é ocasionada por problemas mais sérios, pode ser indicado uma medicação para alívio rápido dos sintomas. Uma boa notícia para você é que Nuromol3 chegou ao Brasil com uma fórmula inovadora: é o primeiro analgésico que combina ibuprofeno e paracetamol em um só comprimido, para atingir o alvo da dor, seja qual for.
Se você gostou deste conteúdo e aprendeu mais sobre a relação entre a dor de cabeça e estresse, compartilhe o post com a sua rede de contatos!