As dores, em geral, são bastante comuns e, normalmente, surgem como um sintoma que está chamando a atenção para alguma parte específica do corpo. Com a dor nas costas, não é diferente. Nesse caso, você pode prestar atenção nas causas e tentar evitar o desconforto no dia a dia.
Para isso, preparamos um conteúdo completo que vai ajudar você a entender:
- o que é a lombalgia;
- o que causa a dor nas costas;
- quais são os sintomas;
- quais são as possíveis causas;
- o que você pode fazer para amenizar o problema e muito mais!
Quer conferir? Então, fique atento e continue a sua leitura!
O que é lombalgia?
A lombalgia é o nome dado para a dor na região lombar, ou seja, aquela área das costas que fica mais próxima à bacia, na parte mais baixa. Não se trata de uma doença especificamente, mas sim, de um sintoma. Ela pode ser ocasionada por diversas razões, desde casos mais graves até as causas mais simples, como uma tensão muscular, por exemplo.
É possível que essa dor se alastre pelas costas ou que atinja outras regiões. As pernas também podem chegar a doer e algumas pessoas, inclusive, se queixam de sensação de dormência. Mas isso é algo que varia de caso para caso.
Esse é um problema que costuma ter origem postural. Assim, pessoas que ficam muito tempo em uma postura ruim, seja sentado, seja deitado ou fazendo algum movimento, como levantar algo do chão, podem sentir o sintoma. Outras causas incluem inflamação, infecção, hérnia de disco e, até mesmo, fatores emocionais.
Ela pode ser aguda ou crônica. A primeira é a típica dor de "mau jeito", caracterizada por uma dor forte e súbita depois de um episódio específico, que geralmente acomete a população mais jovem. Já na sua forma crônica, ela atinge os mais velhos, com uma dor menos intensa, mas praticamente permanente.1
Nesses casos, é possível evitar que um quadro agudo de lombalgia se torne crônico. Para isso, é muito importante que haja uma correção postural, especialmente, naqueles momentos em que a pessoa passa mais tempo em uma mesma atividade. Além disso, a prática regular de exercícios físicos pode ajudar a fortalecer as costas e a proteger a coluna.
O que causa a dor nas costas?
A dor nas costas pode ser resultado de uma série de fatores que sobrecarregam a região e resultam nesse desconforto que, além de incômodo, pode se tornar incapacitante, em muitos casos. Ainda que em situações específicas a dor possa ser sintoma de alguma doença, geralmente, ela é desencadeada por outros fatores, como o sedentarismo ou até mesmo o excesso de atividades físicas.
Confira, a seguir, as causas mais comuns da dor nas costas.
Má postura
Especialmente para aqueles profissionais ou estudantes que passam muitas horas sentados, a má postura pode ser um forte fator desencadeador da dor nas costas. Mas se engana quem pensa que é só isso que gera a dor. Na verdade, até mesmo no sofá de casa você pode estar mal sentado.
Durante a pandemia, a quantidade de pessoas que passam o dia sentadas (e por mais horas) aumentou bastante. Dá para prever isso apenas pelo fato de que muitos profissionais estão em regime de home office, trabalhando com condições ergonômicas precárias e, muitas vezes, sem fazer pausas2.
É claro que o resultado disso tudo é o aumento da dor nas costas que, muitas vezes, ainda está associada ao estresse e à ansiedade gerados por essa nova rotina. Você já experimentou essa sensação?
Problemas de saúde
Algumas pessoas já sofrem de condições médicas que provocam e até agravam a dor nas costas. Alguns desses casos são:
- doenças neurológicas, tal como a hérnia de disco;
- doenças ortopédicas, como câncer da coluna e artroses;
- doenças reumatológicas, como as sacroileites e as artrites;
- infecções na coluna;
- infecções nos rins ou na bexiga;
- distúrbios do sono, entre outras.
Excesso de exercícios físicos
Muito se fala que o sedentarismo tem um forte impacto na saúde da coluna, mas o excesso de exercícios físicos (principalmente, os não-supervisionados), também. Atividades físicas realizadas de maneira inadequada podem provocar lesões e resultar em dores nas costas.
Por isso, é importante saber dosar a quantidade e a intensidade dos treinos, sempre com o auxílio de um profissional capacitado, que vai determinar o tempo diário e as cargas seguras para serem utilizadas. A orientação desses profissionais também é muito importante para manter uma postura adequada e realizar os movimentos da melhor forma.
Sedentarismo
Se você não é do tipo que pratica atividades físicas regularmente e nem corre o risco de exagerar nos exercícios, não pense que essa é uma razão para estar livre da dor nas costas. Na realidade, o sedentarismo é um dos grandes responsáveis pela lombalgia.
Passar longas horas na mesma posição — sentado, deitado ou em pé — também afeta a saúde da sua coluna e pode provocar dores intensas. Então, não ache que por estar sentado em uma poltrona aparentemente confortável você estará preservando suas costas.
Colchão
Muita gente acaba não se dando conta, mas a qualidade do colchão também pode provocar uma dor bastante incômoda nas costas. Afinal, você já percebeu quanto tempo da sua vida você passa sobre a sua cama? E quantas horas por dia você fica em determinada posição enquanto dorme?
Sua coluna pode acabar gritando por socorro. Por isso, antes que aconteça, considere trocar o seu colchão periodicamente. Então, acompanhe a data de validade do produto para não ficar usando um item que prejudica sua saúde.
Idade avançada
Pessoas com mais 40 anos também podem apresentar dor nas costas com mais frequência. Isso acontece, principalmente, em decorrência da degeneração natural do corpo e da coluna, que vai enfraquecendo com o passar do tempo.
Além disso, doenças da idade e lesões também podem se tornar causas plausíveis desse tipo de desconforto. Para aqueles que cultivaram uma má postura ao longo da vida, nessa fase, pode ocorrer uma sobrecarga da coluna, especialmente para aqueles que não tiveram por hábito realizar exercícios físicos regulares de fortalecimento.
Excesso de peso
O excesso de peso é outra condição que pode resultar em dores na coluna e nas costas. A sobrecarga acaba desgastando e forçando demais a região, fazendo com que, por si só, torne-se um fator provocador da dor.
Mas se engana quem associa o sobrepeso apenas a condições como a obesidade (que ainda tem como agravante o sedentarismo, na maioria dos casos). As gestantes também sofrem com essa condição, especialmente, por causa do peso extra na frente do corpo, que acaba sendo compensado nas costas.
Lesões
Quem pratica esportes, já sofreu algum trauma (como acidentes) ou teve alguma queda grave, também pode acabar sendo acometido por dor nas costas. Por isso, é importante redobrar os cuidados para evitar esse tipo de situação.
Lesões traumáticas tendem a comprimir excessivamente a região da coluna. Com isso, os nervos espinhais acabam sendo contraídos, o que pode resultar em uma hérnia de disco e tornar a dor permanente.
Mulheres têm mais dor nas costas?
Sim, as mulheres têm mais dor nas costas do que os homens3. Essa afirmação é resultado de um levantamento realizado pelo Ibope, que mostra que diversos fatores estão relacionados às causas das dores em mulheres.
O período menstrual, por exemplo, é um dos principais responsáveis pelo aumento da sensibilização nas mulheres. Com isso, a tolerância à dor e aos desconfortos acaba reduzindo significativamente.
Na pesquisa, mais de 80% das mulheres brasileiras sofrem alguma dor, enquanto entre os homens, esse índice é de apenas 18%. Além disso, 38% de todos os respondentes indicaram que as dores que mais incomodam são nas costas.
Quais são os principais tipos de dores nas costas?
Quem sofre de dor nas costas, certamente, já percebeu que existem tipos diferentes de desconforto. Algumas são mais comuns que outras e, a seguir, você conhecerá melhor cada uma delas. Fique de olho!
Dor no meio do tórax e nas costas
Nessa região da altura do meio do tórax e nas costas, a dor pode estar associada a complicações em uma variedade de órgãos que ficam próximos, como o esôfago e o coração, problemas na veia aorta e, até mesmo, vertebrais ou musculares. Por isso, é preciso identificar especificamente onde dói e quais são os outros sintomas. Relate tudo ao seu médico para que ele faça uma avaliação segura.
Dor no meio das costas
Sentir dor na região central das costas e da coluna pode ser um indício de fratura vertebral, hérnia de disco ou, ainda, desgaste nos tecidos. Isso pode ocasionar uma compressão nos nervos, portanto, é importante procurar um médico o quanto antes para fazer um diagnóstico e iniciar o tratamento.
Dor abaixo do ombro
Na região um pouco abaixo dos ombros, a dor pode ser provocada por causas mais simples, como é o caso de uma instabilidade muscular ou, até mesmo, problemas emocionais, como excesso de tensão. Além disso, pode se tratar de alguma alteração musculoesquelética.
Dor na parte de cima das costas
Na região superior das costas, as dores estão comumente associadas à má postura, seja ao sentar, seja ao deitar, caminhar ou levantar objetos do chão. Outros motivos comuns são o excesso de atividades físicas com sobrecarga e o estresse diário, que tensiona toda a região.
Dor na parte de baixo das costas
A dor lombar está entre as mais frequentes e pode surgir, principalmente, em função do cansaço ao final do dia. Mas outros fatores podem provocar essa condição, entre eles, o sedentarismo e a má postura. Raramente é algo mais sério e, em geral, pode ser aliviada com descanso e relaxamento.
Dor na coluna lombar
Quando é na coluna, a dor lombar pode ser por tensão ou distensão muscular. Isso pode ser ocasionado pelo mantimento de uma postura errada durante muito tempo ou, ainda, por movimentos mal feitos, especialmente, para levantar objetos pesados do chão.
Dor ao respirar
As dores que surgem nas costas ao respirar costumam ter, principalmente, causas musculares. No entanto, duram, no máximo, por 15 dias. Quando passam desse período, podem indicar outras causas, como a ansiedade ou angústia.
Dor na região dos rins
A dor que acomete as costas na altura dos rins pode indicar um problema mais grave, por exemplo, cálculos renais. Nesses casos, é muito importante procurar um médico de forma emergencial, para que ele faça uma avaliação do quadro e dê um diagnóstico, acompanhado do tratamento mais indicado para a situação.
Dor com aperto no peito
Sentir dor nas costas, acompanhada de aperto no peito, também pode indicar uma situação emergencial. Por isso, procure um clínico geral ou cardiologista o quanto antes, já que pode se tratar de alguma doença de origem cardíaca ou, ainda, algum sintoma de um quadro psiquiátrico.
Quais são os hábitos que podem aliviar as dores nas costas?
É possível recorrer a uma série de pequenos cuidados com as suas costas para aliviar uma crise de dor, enquanto ela acontece. Entre as medidas possíveis, estão:
- encontrar uma posição confortável, em que você possa relaxar e descansar as costas;
- massagear o local durante um banho com água morna ou quente;
- fazer compressas mornas no local de dor;
- sair de ambientes que provoquem estresse e tensão;
- alongar a região onde a dor se concentra, especialmente, para aliviar tensões musculares;
- utilizar pomadas ou medicamentos locais que diminuam a dor;
- ingerir algum analgésico prescrito pelo seu médico.
Mas, como você viu, esses são meios para tentar amenizar os sintomas, eles não tratam a causa da dor. Muitas vezes, para afastar de modo definitivo a dor nas costas ou, pelo menos, garantir um bom tempo sem elas, é preciso mudar o seu estilo de vida e adotar hábitos mais saudáveis.
Quer algumas dicas?
Relaxe
Tenha uma rotina que permita a você relaxar quando for necessário. Muitas pessoas têm um dia a dia corrido, e acabam se esquecendo, entre os compromissos diários, de descansar. Mas se isso é importante para a sua cabeça, imagine para as suas costas.
Por isso, de tempos em tempos, faça uma pausa e fique por alguns minutos em relaxamento, com as costas encostadas em uma cadeira e os pés no chão. Isso fará com que as suas fibras musculares se soltem e a dor alivie. Além, é claro, de evitar que você chegue a sentir a dor, caso ainda não esteja com ela.
Alongue
Você sabia que o alongamento é um hábito que pode ser desenvolvido? Pois é, esse é o tipo de cuidado que você pode ter diariamente para aumentar a saúde, não só das suas costas, mas do corpo todo. Como você sabe, os nossos nervos e músculos fazem parte de uma estrutura interligada. Por isso, quanto mais relaxados você os mantiver, mais confortável tenderá a se sentir.
Procure adaptar esse tipo de comportamento à sua rotina. Uma dica que pode ajudar é: estipule horários específicos para se alongar. Pode ser quando você acorda, pela manhã, logo após sair da cama, ou mesmo, antes de dormir. Além disso, tire alguns instantes para fazer pequenos e rápidos alongamentos, sempre que estiver com algum desconforto.
Corrija sua postura
Corrigir a postura das suas costas também é algo fundamental para manter a saúde da coluna e garantir que a dor fique bem longe. Assim como os alongamentos, ter uma boa postura é um hábito, e pode ser desenvolvido. É claro que, para isso, você precisará de muita determinação e disciplina.
Primeiro, é importante que você mantenha a atenção à forma como está sentando e ficando em pé. Geralmente, os ombros permanecem caídos e a coluna curvada. Essa posição é propícia para a dor. Procure ficar em uma postura ereta e com os ombros abertos, mas levemente relaxados em direção ao solo.
Controle seu peso
Evitar o sobrepeso também pode ser uma estratégia muito eficaz para tratar a dor nas costas. Então, se o seu desconforto tiver esse fator desencadeador, considere ajustar seus hábitos alimentares e comportamentais para se tornar mais saudável.
Isso beneficiará não apenas as suas costas, mas todas as articulações e, até mesmo, outros quadros de doença, caso você os tenha. Portanto, uma reeducação alimentar e a prática regular de exercícios físicos podem ajudar. Tenha atenção a isso.
Fortaleça suas costas
Uma das melhores maneiras de evitar lesões nas costas e dores decorrentes da má postura é fortalecer a musculatura. Para isso, você precisará fazer alguns exercícios específicos, com a supervisão de um profissional capacitado para esse fim.
As possibilidades são diversas e vão desde exercícios de musculação à prática de esportes coletivos, e até atividades como Pilates ou yoga. Em alguns casos, os exercícios isométricos, como a prancha, ajudam a fortalecer a musculatura profunda da coluna.
A natação também é uma alternativa, afinal, não tem impacto e seus movimentos exigem bastante da musculatura. Além disso, a água é um ótimo relaxante natural, ou seja, é a combinação perfeita para aliviar a dor nas costas e prevenir o problema.
Experimente algumas opções e descubra qual funciona melhor para o seu corpo e para a sua motivação.
Como se dá o tratamento para dor nas costas?
O tratamento para a dor nas costas sempre se inicia a partir de uma consulta com um profissional especializado. Ele fará a avaliação do seu caso específico, tudo a partir de uma abordagem sobre os seus principais sintomas, além de um exame clínico, acompanhado de outros exames investigativos, sempre que julgar necessário.
O ideal é não recorrer à automedicação e nem negligenciar a consulta médica. Em casos agudos, geralmente, são administrados anti-inflamatórios e relaxantes musculares, que vão agir diretamente nos sintomas que estão resultando na dor. Já nas situações crônicas, é necessário fazer um acompanhamento psicológico ou psiquiátrico. Em muitos casos, pode se tratar de um quadro de fibromialgia.
É interessante que você tenha por hábito observar esse tipo de dor. Faça repouso assim que ela surgir e, se não houver melhora dentro de 24 a 48 horas, procure um atendimento médico especializado. Como você viu, se o desconforto for acompanhado de dor no peito, é preciso procurar um atendimento emergencial para descartar a possibilidade de problemas cardíacos.
Além disso, fique atento aos chamados "sinais de alarme" quando se trata de dor nas costas, que são:
- febre;
- inchaço ou vermelhidão em torno do ponto de dor;
- irradiação de dor para baixo dos joelhos;
- fraqueza ou dormência nas pernas;
- incontinência urinária ou intestinal.
Nesses casos, é comum que o médico solicite exames físicos e outros complementares para fazer um diagnóstico mais preciso. Isso inclui:
- exames de sangue;
- radiografias da coluna;
- ressonância magnética.
Depois de feito o diagnóstico com precisão, o profissional dará início ao tratamento propriamente dito. Isso pode incluir uma abordagem multidisciplinar com especialistas da coluna, reumatologistas e fisiatras.
Com exceção dos casos de doenças que envolvem o comprometimento neurológico dos pacientes ou patologias malignas, o tratamento inicial poderá abordar:
- medicamentos analgésicos;
- terapias físicas (calor local);
- fisioterapia;
- RPG;
- quiropraxia;
- perda de peso;
- atividade física regular4.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a recuperação de um quadro de problemas nas costas não envolve apenas repouso, mas sim, a retomada das atividades e, principalmente, o fortalecimento da região. Mesmo que isso provoque um pouco de dor no início, é o que vai ajudar novos episódios agudos.
Ainda podem ocorrer casos esporádicos, em que se farão necessários métodos analgésicos que envolvam infiltrações e bloqueios, tudo para reduzir a dor durante a recuperação. As cirurgias só são consideradas como último recurso.
O Nuromol pode ser uma solução eficaz no combate da dor, desde que seja devidamente indicado pelo seu médico. O medicamento atua no alívio temporário de dores leves à moderadas, que podem estar associadas a enxaquecas, dores de cabeça, cólicas menstruais e até mesmo dores nas costas.
Seu principal ativo é o paracetamol, associado ao ibuprofeno. Com isso, além da dor, a composição também reduz e alivia a febre. Sua administração é oral e a redução dos sintomas pode ser percebida em cerca de 18 minutos, permanecendo por até 9 horas.
Como você pode perceber ao longo deste material, cuidar das suas costas é algo sério. Desde pequenas torções até lesões mais graves, machucar a coluna ou qualquer parte das costas pode ocasionar a interrupção das suas atividades, além de provocar desconfortos intensos.
Sendo assim, já que você está a par das principais informações sobre dor nas costas, que tal, agora, ajudar outras pessoas a se cuidarem também? Então, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais!
Referências:
1 Lombalgia (dor nas costas) | Biblioteca Virtual em Saúde MS (saude.gov.br)
2 Postura inadequada no home office reduz a produtividade e afeta a saúde | Veja Saúde (abril.com.br)
3 Pesquisa indica que mulheres sentem mais dores que os homens | Veja Saúde (abril.com.br)
4 Dor nas costas? Quando se preocupar? (dfvneuro.com.br)