Onde o desconforto se localiza quando a dor é na lombar?

A dor na lombar é um desconforto que se manifesta na parte inferior da coluna, próxima à sua base, na região do quadril. Ela também pode ser conhecida por lombalgia, e surge mais frequentemente do que você imagina, especialmente, em pessoas com mais de 60 anos.1

Elas podem ser desencadeadas por lesões em algum músculo e ser classificadas entre agudas e crônicas. As dores agudas têm um tempo de duração mais curto, surgem de repente e costumam ser mais intensas. Geralmente, ocorrem em função de algum esforço físico mal feito, e costumam ir embora com o tratamento da causa.

Já as dores crônicas na lombar são consideradas uma doença no sistema nervoso central. Elas acontecem de forma contínua ou intermitente, podendo durar de três a seis meses. Por causa disso, provocam problemas não só físicos, mas também, comportamentais e psicológicos, em função do sofrimento constante.

O que pode causar a dor na lombar?

A dor lombar está entre um dos mais comuns problemas de saúde, afetando 80% dos adultos em alguma fase da vida2. Diversas situações podem acabar desencadeando a dor na lombar, mas algumas delas são mais frequentes que outras. Entre as mais comuns, estão a má postura, o sedentarismo e obesidade.

Raramente ocorrem casos como doenças graves na coluna que acometem essa região. Além disso, a lombalgia costuma ser multifatorial, ou seja, provocada por uma combinação de fatores.

Má postura

Quem trabalha muitas horas na mesma posição, em pé ou sentado, pode facilmente sofrer com dores lombares. Esse risco se agrava com o passar do tempo, podendo ser ainda maior para pessoas acima dos 40 anos.

Profissionais que trabalham em escritórios, home office, pessoas que usam demais o celular ou o computador, em geral, e aqueles que dormem em posições contraindicadas estão mais propensos a desenvolver dor na lombar. Por isso, é sempre bom monitorar sua postura.

Sedentarismo

O sedentarismo também está entre as causas das dores na lombar, especialmente, porque é um processo natural do corpo humano que ele vá se degenerando ao longo do tempo. Sendo assim, quem não tem o hábito de realizar atividades físicas acaba perdendo condicionamento físico e deixando a coluna ainda mais suscetível a esse tipo de problema.

Em contrapartida, existem muitos exercícios e atividades voltados para o fortalecimento dos músculos que sustentam a coluna vertebral. Eles também melhoram a resistência a impacto e sobrecarga nessa região, prevenindo lesões.

Obesidade

O excesso de peso, frequentemente associado ao sedentarismo, também é um processo que facilita o surgimento de dor na lombar. Ele causa uma sobrecarga na coluna vertebral, e se a musculatura não estiver bem protegida, fica bastante vulnerável, podendo desenvolver comorbidades que resultam em dor e desconforto.

Além disso, são apontados como causas comuns de dor na lombar distúrbios da coluna vertebral e nas articulações, ligamentos, músculos e raízes ao seu entorno, assim como nos discos entre as vértebras.

Como os tratamentos para dor na lombar funcionam?

O primeiro passo para resolver a dor lombar, antes mesmo de iniciar o tratamento, é procurar um médico especializado nesse tipo de problema e fazer uma consulta, relatando todos os seus sintomas, assim como sua rotina e seus hábitos. A partir disso, é provável que ele solicite exames específicos para fazer uma avaliação da sua situação.

São comuns exames de:

  • raio-X;
  • ultrassom;
  • tomografia computadorizada;
  • ressonância magnética.

Tudo isso dará um maior detalhamento do seu quadro para que o diagnóstico seja mais preciso. Portanto, se você tiver alguma alteração óssea, por exemplo, é nessa etapa que ela será identificada.

Depois de identificado o problema e feito o diagnóstico, o profissional dará início ao tratamento. Dentre algumas ações possíveis, estão a administração de analgésicos e anti-inflamatórios e a recomendação de procedimentos complementares, que incluem fisioterapia e atividades físicas, por exemplo.

Por que contar com orientação médica ao sentir dor na lombar?

Qualquer dor nas costas é um indício importante de que algo não vai bem. Por isso, a primeira recomendação é que você tire um tempo para repousar e observe se a dor diminui ou some. Caso não aconteça, você deve buscar uma orientação médica.

Além disso, é importante ter atenção a algumas situações e sintomas específicos, como:

  • lesões nervosas;
  • possível aneurisma da aorta abdominal;
  • distúrbio digestivo;
  • problemas no trato urinário.

Situações como essas não estão dentro de um quadro regular de dor nas costas, logo, para entender o que está ocorrendo no seu corpo, em um primeiro momento, a melhor recomendação é a busca por ajuda médica. Assim, você poderá contar com um diagnóstico adequado e entender os próximos passos, como tratamentos físicos e químicos que porventura sejam necessários.

Entender o próprio corpo é uma parte importante nesse processo, pois só assim você saberá identificar quando tem algo diferente e errado com ele. Portanto, para reconhecer os sinais que o seu organismo manifesta, tenha sempre atenção aos detalhes para conseguir evitar muitos desconfortos em relação à dor na lombar.

Chegou Nuromol

Agora, se as dores persistirem, faz diferença contar com soluções que aliviem rapidamente o seu incômodo afinal, você não quer que a dor te pare, certo? A boa notícia é que Nuromol3 chegou ao Brasil com uma fórmula inovadora: é o primeiro analgésico que combina ibuprofeno e paracetamol em um só comprimido, para atingir o alvo da dor, seja qual for. 

Então, agora que você já entendeu o que é e quais são as causas da dor na lombar, que tal ajudar outras pessoas a identificarem o problema? Faça sua parte compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais!

Referências